terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ubuntu Server 10.10 - Instalação e Configuração do SAMBA.


Objeto:
Este arquivo irá demonstrar como instalar e configurar o SAMBA no Ubuntu Server 10.10 (Sem Gráfico).

Instalação


O Comando abaixo erá instalar o SAMBA, SAMBA Client, SAMBA Doc e o SWAT:
# apt-get install samba smbclient swat samba-doc


Após a instalação do pacote você pode utilizar cinco comandos básicos:
Verificar versão:
# sudo smbd -V (a letra "V" deve ser escrita em maiúsculo)  


Para iniciar o serviço:
# sudo service smbd start


Para parar o serviço:
# sudo service smdb stop


Para reiniciar o serviço:
# sudo serivce smbd restart


Para verificar se o serviço esta iniciado ou parado:
# sudo service smbd status


Configuração


Cadastro de Usuario:


Para cadastrarmos um usuario no SAMBA primeiro temos que cadastra-lo no linux, por questões de segurança não podemos deixar o cadastro com acesso de login no linux apenas no SAMBA e não criaremos o seu diretório home, sendo assim, para melhor compreenção citarei dois exemplos abaixo.


Este exemplo cria um usuário que terá permissão de login no linux e terá seu diretório home:
# sudo adduser maria


Este segundo exemplo não poderá efetuar o login no linux e não terá seu diretório home:
# sudo adduser --disabled-login --no-create-home maria


Agora teremos de adicionar o usuário, sendo assim, segue abaixo o comando para adicionar o usuário no SAMBA e outros comando que você poderá utilizar.


Comando para cadastrar o usuário no SAMBA:
# sudo smbpasswd -a maria


Comando para desativar (disable) temporariamente o usuário (ex: em caso de ferias):  
# sudo smbpasswd -d maria


Comando para ativar (enable) o usuário:
# sudo smbpasswd -e maria


Comando para excluir (exclude) o usuário do SAMBA:  
# sudo smbpasswd -x maria


Comando para excluir o usuário do linux:
# sudo deluser maria


GERENCIADORES.


Para gerenciar as pastas e acessos as mesma foi demonstrar duas formas, utilizando o SWAT e outra alterando diretamente o arquivo de configuração (/etc/samba/smb.conf).


Ativação do SWAT:


Para conseguirmos ativar o SWAT primeiro teremos de instalar o SWAT e o XINETD, para isso só executar a linha abaixo:
# apt-get install swat xinetd


Após ter finalizado a instalação podemos realizar a ativação e para isso devemos criar o arquivo "/etc/xinetd.d/swat" com o seguinte conteúdo:


Comando para gerar arquivo:
# nano /etc/xinetd.d/swat


Conteúdo do arquivo: 
Service swat
{
port = 901
socke_type = stream
wait = no
user = root
server = /usr/sbin/swat
log_on_failure += USERID
disable = no
}


Depois de criar o arquivo reinicie o serviço do swat com o seguinte comando:
# /etc/init.d/xinetd restart


Para acessar localmente tem que abrir o navegado e digitar "localhost:901" (localhost = nome do servidor ou IP) e para acesso remoto "IPdoServidor:901", quando for solicitado usuário e senha tem que usar o usuário root.


Infelizmente o SWAT não utiliza encriptação, sendo assim, o melhor a ser feito é um túnel segura utilizando SSH conforme o comando abaixo:
# ssh -f -N -L901:192.168.1.2:901 -l root 192.168.1.2


Opões Gerais do SWAT:


Quando você abrir o SWAT vai aparecer o seguinte tela, click no ultimo botão "PASSWORD":

Nesta seção "Password" você pode cadastrar novos usuários no SAMBA, substituindo comando "smbpasswd -a", lembrando que antes de cadastrar o usuário no SAMBA tem que criar o usuário no linux:



Em seguida click no botão "Globals" que engloba todas as configurações de rede e de acesso. Abaixo estarei descrevendo algumas opção não detalharei tudo passo-a-passo:






netbios name - Para indicar o nome do servidor que será utilizado na rede windows, mac ou outros. Não é necessário informar o mesmo nome da máquina, não tem relações uma com a outra.

interface - É possível limitar o acesso por uma placa de rede, se a máquina tiver duas ou mais. Caso uma placa de rede esteja responsável pelo acesso a rede interna e tenha uma segunda placa para o acesso a internet e você queria limitar o compartilhamento somente a rede interna só informar o nome do dispositivo "eth0".

security - Dentro desta opção você pode selecionar 4 opções, sendo que duas delas não vou entrar em detalhes. A opção "domian"deve ser utilizada quando você quiser utilizar o SAMBA como uma versão cliente de um servidor de domínio, a opção "user" é utilizada no caso de o servidor SAMBA ser um servidor de domínio ou grupo de trabalho. Deixe selecionado a opção "user".

host allow - Nesta opção fica o IP das que terão acesso ao servidor SAMBA, caso você deseje liberar para toda a rede basta escrever a primeira parte do IP "192.168.1."(não se esquecer do "."depois do numero 1). Caso queria deixar mais de uma máquina só separar os IP's por ",".

host deny - Nesta opção você deverá preencher com os IP's que não poderão ter acesso.

os level - Esta opção deve ser sempre preenchida com o valor de "100", para que o servidor SAMBA sempre seja o "Master Browser".

preferred master - Esta opção também deve sempre ficar como "yes" para que o servidor SAMBA  sempre seja o "Master Browser".

wins suport - Teve sempre ficar como "yes" para que o servidor SAMBA sempre seja o servidor WINS para os demais micros da rede.

Criando Compartilhamento.

Após termos realizado o cadastro do usuário e configurado a sessão global, só esta faltando definir quais pastas ficarão compartilhadas, para executarmos este processo só clikar na opção "shares".


Para criar um compartilhamento é muito simples, só seguir as instrução abaixo.

Escreva o nome do compartilhamento na frente do botão "Create Share" e depois click no mesmo botão (Não é necessário que o nome do compartilhamento seje o mesmo nome da pasta que será compartilhada). 


Quando clickar no botão "shares" aparecerá a tela a seguir: 



Agora irei explicar alguns itens desta tela:

comment - É um comentario do que a pasta se refere.
path - Caminho da pasta que será compartilhada.
valid users - Login dos usuários que terão acesso a pasta, caso seja mais do que um deverá ser separado por ",".
ready only - Determina se a pasta vai ser somente para leitura ou poderá ter escrita, se esta opção estiver em "yes"' para somente leitura, se estiver como "no" poderá ter escrita.
hosts allow - Você pode definir quais maquinas poderão ter acesso, pelo IP, caso você queria que a rede toda tenha acesso só escrever a primeira parte do IP "192.168.1." (não se esqueça do "."depois do 1).
hosts deny - Para bloquear o acesso a alguma máquina, deve ser feito da mesma forma do item acima.
browseable - Esta  opção define se a pasta será oculta ($) ou não, para deixar ela oculta deixe a opção como "no" para não deixar oculta "sim".
available - Denifine se o compartilhamento estará ativo ("yes") ou não ("no").

Depois de realizar todas as alteração, para salvar só clickar no botão "Commit Changes".

Esta foi a forma mais simples de criar um compartilhamento entre uma máquina Linux e uma Windows e Mac. Qualquer duvida só chamar ai pessoal.

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